Gillette aposta todas as fichas no Fusion


Os barbados americanos estão no maior alvoroço com a chegada gradual aos pontos de venda do mais novo aparelho de barbear da Gillette. O Fusion tem tudo para representar um grande salto de qualidade e tecnologia neste segmento e é o primeiro lançamento da empresa após ter sido comprada pela gigante Procter & Gamble, por US$ 57 bilhões, em outubro do ano passado. Mas o frenesi maior acontecerá com a deflagração de uma campanha com peças publicitárias provocantes - justamente nos intervalos da final do campeonato de futebol americano, o "Superbowl". Um dos anúncios começa com um helicóptero surgindo no deserto do Mojave em direção a um laboratório onde dois cientistas desembarcam, inserem dispositivos em aparelhos eletrônicos e mostram o "milagre do Fusion".

Ao comprar o mais disputado e caro espaço comercial do mundo, a Procter & Gamble não está economizando para instigar os telespectadores a, depois de torcer contra ou a favor dos times e tomar todas, correr para a farmácia/supermercado mais próximo e experimentar a novidade. A linha Fusion, incluindo uma versão com bateria que custará US$ 11,99, terá preços 30% acima do que os produtos Mach3, em um momento no qual a Procter & Gamble não encontra condições para elevar os preços de seus outros carros-chefe, o sabão em pó Tide e o creme dental Crest.

Os dois modelos, o Razor e Razor Power, possuem um cartucho de cinco lâminas na parte da frente. As lâminas são 30% mais próximas umas das outras do que as do Mach3, o aparelho da empresa que foi responsável pela última grande "revolução". Segundo pesquisas, desta maneira, é criada uma "superfície de barbear" que distribui melhor a força empregada, resultando em um barbear mais confortável e que irrita menos a pele. Um dos motivos que me impediu de migrar para o Mach 3 foi a falta de precisão do modelo em aparar as costeletas. Parece que a queixa não era somente minha pois o Fusion vem com o "Precision Trimmer", uma lâmina única na parte de trás do cartucho especialmente desenvolvida para aparar costeletas, barbear abaixo do nariz e cortar cabelos nos locais em que é preciso uma boa "pontaria".

O Fusion Power é o primeiro barbeador com um microchip "on board", que tem a função de regular a voltagem e a freqüência dos movimentos das lâminas. Uma luz indicativa avisa quando a pilha (palito) está acabando e, para economizá-la, o aparelho desliga-se automaticamente após oito minutos de operação, em caso de ativação acidental.

Algumas informações interessantes sobre o assunto:

  • No mundo todo, mais de 1,7 bilhão de homens com mais de 15 anos fazem barba
  • Destes, 1,3 bilhão utilizam lâminas e barbeadores
  • 400 milhões utilizam barbeadores elétricos
  • O novo produto, que foi lançado na sexta-feira nos Estados Unidos, chegará aos pontos-de-venda com 180 mil mostruários na próxima semana, uma marca que levou um ano para alcançar com o aparelho anterior, o Mach3, em 1998.
  • Em 2004, a indústria mundial de lâminas e aparelhos de barbear (incluindo os modelos femininos) movimentou US$ 10 bilhões

por Beto Largman

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